sábado, 18 de dezembro de 2010

Visita ao MAM - Museu de Arte Moderna

O Parque do Ibirapuera (São Paulo-SP) é muito legal! O projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer e paisagístico de Burle Max. Só isso é motivo suficiente pra não deixar de visitar se passar por São Paulo, porque os caras são fera! Adorei o lago, a natureza no local transmite tranquilidade, como um oásis em todo o movimento frenético da cidade . Me chamou atenção, além das curvas é claro, o grande espaço coberto onde as pessoas passam enquanto os skatistas fazem suas manobras lá pertinho do  MAM - Museu de Arte Moderna - destino do nosso post =]

Dengo:
No MAM, conheci o trabalho de Ernesto Neto, sua instalação "Dengo" fica exposta lá até amanhã (ainda dá tempo se estiver em São Paulo). Amei entrar naquele ambiente carregado de ludicidade. Uma grande trama colorida envolve os visitantes num universo que parece ter saído do imaginário de uma criança. Dessa trama suspendem-se sacos cheios de bolinhas macias, latas de bebidas, cheirosos saquitéis de chá, e desejáveis doces. Tambores, e um piano de meia cauda que podem ser tocados. Convites a brincadeira, e ao descanso como a cama de bolinhas e os balanços suspensos. Tudo em Dengo mexe com desejos. Foi um Dengo estar lá.




















Raymundo Colares
Concretismo! Foi a primeira palavra que me veio à mente quando entre na Sala Paulo Figueiredo para apreciar a exposição de retrospectiva de Raymundo Colares, mesmo sem saber de quem se tratava. Percebi que era da turma do Oiticica.
 No site do MAM encontrei essa citação:
"A combinação do ideário da cultura de massa com o rigor geométrico se dá de maneira orgânica na obra de Colares. Mesmo em seus trabalhos puramente abstratos, a imagem impressa é urgente e icônica, extrapolando o neoconcretismo para buscar a captação do movimento e da velocidade que os meios de transporte e comunicação já vinham então imprimindo ao cotidiano."
 Aproveito pra falar sobre Abstracionismo. As obras abstratas tem força em si, no poder das cores e formas sem ter que significar algo específico. Se quer uma dica de como apreciar uma obra abstrata, lá vai: Olhe, fique olhando, não tente entender, deixe sua imaginação solta, se significar algo pra você tudo bem mas se não perceber nenhum discurso, curta o que você está vendo esteticamente!
Exercite isso vendo essas fotos:

Gosto desse jogo de perspectiva que sugere volume.



Colares não apenas sugere, ele traz as formas ao espaço. Isto é pintura ou escultura? Tanto faz, mesmo nas pinturas planas as formas pedem o espaço. 


Prova de que as cores e as formas bastam.


Havia um texto. Eu não o li, mas observei a formatação colorida e as palavras em destaque, logo, mesmo sem lê-lo o apreciei. (Fotos sempre sem flash em exposições... eu tremo mesmo!)

Abraços!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails