quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Catando Cidadania - Um Desafio que Valeu à Pena

Desde Julho faço parte da equipe do programa Catando Cidadania - Reciclando a Vida. Estagio orientando uma turma com cerca de 10 crianças, filhos de catadores de lixo, na faixa etária de 6 a 12 anos, em atividades artísticas de reciclagem. A princípio rejeitei o título de professora, talvez por um certo preconceito quanto a formalidades, ou quem sabe por cursar bacharelado e não licenciatura. Mas minha visão foi mudando, e hoje eu sou a 'prof'e' e gosto disso.
As pessoas mais próximas de mim sabem das dificuldades que tive durante o semestre tentando desenvolver o trabalho proposto com meus alunos. O local estava muito desorganizado, com materiais amontoados perto da parede estragando, sujo... realmente precário e até insalubre e perigoso por causa da umidade, do piso que solta poeira, da instalação elétrica mal planejada.  Apanhei um monte quando eu fazia uma proposta e as crianças estavam mais interessadas em explorar todas aquelas quinquilharias do que fazer as atividades 'tão legais' que eu havia trazido. Além disso, trabalhei um semestre todinho sem material, só no improviso. As famílias das crianças são muito carentes, provavelmente sofram de privação cultural. Tive problemas com a disciplina...
Confesso que já saí de uma aula chorando, que pensei em desistir. Mas, nem sei como, segui em frente com meu compromisso e valeu a pena!
Levava meus próprios materiais pra poder desenvolver algo. Fazia atividades com o que tinha disponível no local (como muito lixo por exemplo...).
Numa tentativa de estabelecer a ordem, quis introduzir Ordem Unida, mas não deu muito certo. Então substituí por brincadeiras lúdicas no final de cada encontro, o que começou a dar resultados. Com os jovens de Camobi, visitei algumas famílias da localidade, cantamos com as crianças, o que foi bem bacana. Passei a orar por eles, então as coisas foram melhorando dia-a-dia. Me tornei Amiga das crianças que eram frequentes. O João, a Natiéli, a Rauani, a Letícia, a Larissa, e espero me aproximar dos demais desse modo também. As respostas às atividades começaram a ser mais prontas. A concentração melhorou muuuito comparada ao início. Ainda tenho uma grande missão lá. Além de fazê-los sentir cidadãos capazes, importantes e responsáveis, mostrar-lhes que também são pessoas muito amadas por Jesus.

Tivemos duas experiências fotográficas que quero compartilhar com vocês. A primeira é de composição: usando do lixo espalhado e dos materiais amontoados sobre uma folha. Bons resultados finais (pelo menos eu acho, mas sou suspeita, alguém confirma?).










E essas últimas são da aula de despedida. Resolvi fazer algo diferente. Peguei minha câmera, montamos a ordem de quem fotografava e saímos com uma regra: Cada um tinha direito a somente um clik por rodada, então teria que pensar antes de fotografar. Foi incrível! Começamos fotografando o que havia no pátio, depois alguns quiseram ir nas casas pedir para fotografar, e no final rolou até uma mini trilha. O objetivo era aprender enquadrar.



Teve uma última confusão. Quando me dei por conta, o lugar que chamavam de olaria e que queriam fotografar, era uma poça barrenta de um riacho nas proximidades. Metade deles estava na água (nossa muito calor, quase que eu também entrei heheh) antes de eu pensar em abrir abrir a boca! Conversei com alguns dos pais, graças a Deus não aconteceu nada de ruim.
Distribuí dôces e meu cartãozinho de Natal e no final saí toda boba com mensagens carinhosas de alguns deles. *-*
Nas férias vou ter que passar duas semanas intensivas acelerando atividades que no semestre não pudemos fazer por falta de recursos materiais (Que tenhamos material pra esses dias!) . Mas sabe de uma coisa?! Acho que vou adorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails